Home Destaque Tia Andréia sacana

Tia Andréia sacana

6 primeira leitura
0
0
63

Por: Paulo Melo Segundo

Que cuspa o algodão babado quem nunca foi ao dentista e ficou com pavor daquele barulho de broca. Quem também não teve aquela tia que arrancava seu dente fingindo querer ver se ele estava mole… tá de sacanagem.

Quem é do setor sucroalcooleiro e não fica anestesiado com o ataque de broca?!

Imagem 1: Adulto de Diatraea saccharalis. Bonitinha, mas ordinária. Foto: Raffaella Rossetto

A broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis – daí o título do texto. Horrível, mas…) é uma lagarta que ataca o colmo da cana e de outras gramíneas cultivadas (a cana, o milho e o arroz, são gramas, valiosas, diferentes e mais desejáveis do que as que você acumula na pança) e causa uma dor de cabeça grande se não forem identificadas logo, assim como uma cárie no dente.

Ela “ataca” a cana furando e comendo seu “miolo”, deixando-a oca (igual à cárie), diminuindo seu peso e o teor de açúcar a se extrair.

 

Imagem 2: Lagarta de Diatraea saccharalis e galeria aberta. Olha o estrago da danada Foto: Bayer

A maneira mais comum de atacar é no modo longitudinal, isto é, no sentido de crescimento da cana. O ataque também pode ser transversal, comendo de um lado ao outro, formando um “túnel”, o que facilita o tombamento da açucareira. Todavia, é menos comum de acontecer.

Como ela é sacana e não tem braços, deixa a “porta” aberta ao entrar, o que permite que intrusos não desejáveis visitem seu canavial e se instalem como cunhados folgados.

Esses “cunhados”, ou intrusos, são fungos e bactérias (entre eles o da podridão vermelha) que “roubam” o açúcar da sua plantação.

 

Imagem 3: Sintomas de podridão, dá uma dor no coração Imagem: Heraldo Negri

Como? “Comendo” a planta, soltando toxinas que causam inversão da sacarose (o seu precioso ouro branco).

A broca causa outros efeitos colaterais, assim como tomar remédio para dor dente sem visitar o dentista, como enraizamento aéreo e brotações laterais.

Ao detonar o miolo da cana, fisiologicamente se quebra a dominância apical e a planta entende que precisa se multiplicar, ou seja, causando aquela dor de dente de tirar o juízo, até da planta.

Mas tem como evitar essa “cárie canavieira” e controlar, só não dá pra obturar cana por cana.

_ Não precisa escovar o canavial 3x ao dia, mas sim fazer um monitoramento, começando o controle já com 3% de infestação.

 

Siga a fórmula:

F= 100 x n° internódios atacados

n° total de internódios

*100 = número de colmos por talhão

Compre mudas certificadas e faça um manejo varietal (utilização de várias variedades);

Não precisar ser um “homem de preto”, mas sempre use o MIP (Manejo Integrado de Pragas), de forma a evitar resistência a produtos químicos (encare como as aplicações de flúor que evitam cárie);

Seu terror pelo dentista não pode ser igual ao de usar agentes biológicos como Cotesia flavipes e Trichogramma galloi.

Imagem 4: Cotesia flavipes atacando lagarta de Diatraea saccharalis. É de dar inveja a Davi e Golias

Tenha uma visita regular de seu engº agrônomo na sua propriedade e não deixe de seguir suas recomendações para um plantio saudável e produtivo;

Por: Paulo Melo Segundo, engenheiro agrônomo, fiscal Estadual Agropecuário – ADAPI e escritor agrodivertido

Instagram: @segundoagro

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Shoppings de Teresina irão reabrir a partir de terça-feira (4) com restrições

Na próxima segunda-feira (3), mais setores da economia serão autorizados a reabrir em Tere…