Home Destaque Seminário Menor Dom Abel Alonso Nuñez tem data de entrega divulgada

Seminário Menor Dom Abel Alonso Nuñez tem data de entrega divulgada

6 primeira leitura
0
0
169

Após mais de um ano realizando campanhas e tendo iniciado a revitalização do Seminário Menor Dom Abel Alonso Nuñez, a Diocese de Campo Maior fará a reabertura do prédio no dia 27 de dezembro de 2019, com uma celebração às 10h30 da manhã. O prédio fica localizado em Campo Maior – PI, ao lado do Centro Diocesano de Pastoral, na recente nomeada “Rua Dom Abel”, também homenageando o prelado.

Em entrevista, Dom Francisco de Assis, atual bispo diocesano de Campo Maior, falou da felicidade pela entrega do seminário: “Aqui em nossa diocese nós temos uma grande alegria pela reabertura do seminário chamado de Seminário Menor Dom Abel. De fato, nós estamos homenageando Dom Abel por que foi o primeiro bispo, trabalhando aqui por 24 anos e foi o bispo que pegou o tempo mais difícil: estruturar e construir a diocese. Dia 27 de dezembro, às 10h30, nós teremos a Santa Missa no pátio do seminário com todos os padres e benfeitores, por que a restauração do seminário é obra da solidariedade de vários amigos e amigas”, disse.

Em relação ao início dos trabalhos no prédio revitalizado, Dom Francisco afirma que a formação começará com 5 seminaristas: “Em 2020, vamos começar com 5 seminaristas, 3 de nossa diocese e 2 da Diocese de Grajaú-MA, enviados pelo nosso irmão bispo Dom Rubival. Floriano virá conosco a partir de 2021, e assim nosso seminário não está fechado para apenas a nossa diocese, e nem só as nossas dioceses do Regional Nordeste 4 (Piauí) da CNBB, mas também está aberto aos dioceses que quiserem fazer parcerias conosco”, afirma.

Histórico do Seminário Menor

Pensando na necessidade do surgimento de novas vocações, Dom Abel Alonso Nuñez, 1° Bispo de Campo Maior, planejou e construiu o Seminário Diocesano de Campo Maior na década de 80. Antes dele, os seminaristas de Campo Maior eram enviados para estudar em seminários de outras dioceses do Nordeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, como: Jacarezinho (PR), Anápolis (GO) e Carolina (MA).

O Seminário Menor de Campo Maior começou a funcionar em fevereiro de 1986 com 21 seminaristas em regime de internato, sendo as aulas ministradas no antigo colégio Ginásio Santo Antônio, e as formações e orientações espirituais e morais ficavam a cargo de um reitor e um diretor espiritual.  Na época, a Diocese de Campo Maior tornou-se aquela que tinha o clero mais jovem do Brasil. Os frutos colhidos nos 10 primeiros anos foram estes: 16 novos padres e 5 diáconos.

Em 2002 o seminário de Campo Maior foi fechado e os seminaristas de nossa diocese passaram a realizar seus estudos nos seminários localizados na Arquidiocese de Teresina: Seminário Discipulado João Paulo II (propedêutico), Seminário Dom Edilberto Dinkelborg (Filosofia) e, Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus (Teologia). O prédio ficou fechado, até chegar a ficar por alguns anos alugado para o Governo Federal, através do Projovem.

O prédio agora leva o nome de Lar Sacerdotal Dom Abel Alonso Nuñez, em homenagem a este grande incentivador no surgimento de novas vocações em nosso território Diocesano.

Fonte: ASCOM – Diocese de Campo Maior

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Harém Açucarado

Na cultura milenar árabe, o harém é o conjunto de quartos onde ficavam suas “esposas”. O m…