Home Destaque Rufião Inseticida

Rufião Inseticida

3 primeira leitura
0
0
49

Segundo o pai dos burros moderno (o dicionário Aurélio perde o posto há tempos), rufião é aquele que se mete em brigas por causa de mulheres de baixa reputação (sim, essas mesmas que pensou) ou cafetão. Já no campo, tem significado um pouco diferente, mas que não foge do contexto de corno.

Geralmente usada em bois, escolhe-se um de bom porte para realizar uma operação a fim de que ele “faça xixi fora do vaso”. Em outras palavras, o veterinário desvia o curso normal do “pinto” do boi, fazendo com que ele, ao tentar cobrir a fêmea, não ocorra o ato e somente identifique qual está no cio, para uma inseminação artificial. Imagina só, o cara não dá uma dentro nem querendo!

No mundo dos insetos, os cientistas fizeram algo parecido. Com o problema das moscas das frutas tirando o sono dos produtores, mais do que suas filhas na balada, criaram a técnica do macho estéril. Pois é, pensaram em poder deixar “o seu mosca” gozar dentro, pelo menos.

Como assim? As moscas (Ceratitis capitata – deve ter sido um gago que deu esse nome, oxi!) criadas em laboratório depositam seus ovos e os mesmos, ao chegarem no último estágio antes de nascer (a pupa), são separados e os machos recebem um bombardeio de raios Gama para que nasçam estéreis (mais que rádio FM).

Assim, são lançadas em campo quantidades enormes. Os machos transam com as fêmeas, que produzem ovos inférteis, quebrando o ciclo da praga e diminuindo a população.

É tudo muito bem pensado. Os machos só “pegam” as fêmeas de mesma espécie. Às outras só resta pousar na sopa alheia e morrer de inveja.

Importante lembrar que os machos não atacam os frutos e não transmitem doenças às plantas.

 

Por: Paulo Melo Segundo, engenheiro agrônomo, fiscal Estadual Agropecuário – ADAPI e escritor agrodivertido

Instagram: @segundoagro

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Funcionário dos Correios é mantido refém e carga é roubada

Um funcionário dos Correios foi mantido como refém durante um assalto na zona norte de Ter…