Home Destaque Prefeitura de Castelo do Piauí realiza XI Conferência de Assistência Social

Prefeitura de Castelo do Piauí realiza XI Conferência de Assistência Social

5 primeira leitura
0
0
85

Com informações do Portal da Prefeitura de Castelo do Piauí

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Castelo do Piauí e do Conselho Municipal de Assistência Social, foi realizada a XI Conferência Municipal Democrática da Assistência Social de Castelo do Piauí.

Com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, a Conferência aconteceu nos dias 9 e ‪10 de outubro‬, no auditório da Secretaria Municipal de Educação- SEMED.

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS 2012) preconizam a conferência como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

O evento é de grande importância para o município, e tem vários objetivos:
• Oportunizar o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários;
• Proporcionar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social;
• Colaborar com a atualização do Plano Municipal de Assistência Social;
• Deliberar propostas para ações da Política Municipal de Assistência Social;
• Ser espaço democrático de construção social e participação política, no intuito de implementar políticas públicas sociais.


 
A Conferência teve uma vasta programação acerca do tema, no primeiro dia (9) foi realizada a Abertura oficial, em seguida a Conferência Magma com a Assistente Social, Mestra em Políticas Públicas e Superintendente de Direitos Humanos da SASC, Janaína Mapurunga.

No segundo dia (10), a programação teve início com uma discussão sobre os repasses para a Assistência Social do município, com o contador da Prefeitura, Igo Barros. Dando continuidade, iniciou a discussão dos Eixos Temáticos em grupo:
 
Eixo I
-ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO DIREITO DO POVO
Participação da Assistente Social, Lianara Gomes, e da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Gerente do NASF, Desterro Matos.
 
Eixo II
-FINANCIAMENTO PÚBLICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Participação da Assistente Social, Paloma Luan, e da Professora, Desterro Rocha.
 
Eixo III
-ASSISTÊNCIA SOCIAL COM PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Participação do Assistente Social e Coordenador do CRAS II, Izanyo Pinheiro, e do Conselheiro de Assistência Social, Paulo Henrique.
  
Após as discussões dos Eixos Temáticos foi realizada a Plenária Final, com a Secretária de Assistência Social, Graça Silva, e depois o encerramento.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Estudantes permanecem afastadas da escola depois de “surto” misterioso

Cinco dias após passarem mal com suspeita de surto psicológico dentro do colégio, quatro e…