Home Destaque Paroquia de Nossa Senhora do Desterro comemora Jubileu de 275 anos

Paroquia de Nossa Senhora do Desterro comemora Jubileu de 275 anos

6 primeira leitura
Comentários desativados em Paroquia de Nossa Senhora do Desterro comemora Jubileu de 275 anos
0
750

Celebrar um jubileu é relembrar o caminho percorrido, as conquistas alcançadas, os pecados cometidos, os obstáculos superados, a história construída passo a passo com perseverança e audácia.

Celebrar um jubileu é também estudar o horizonte do futuro e abrir-se às novas interpelações que o Espírito Santo quer suscitar na Igreja jubilar.

Com este pensamento a Paroquia de Nossa Senhora do desterro fará a comemoração pela passagem dos seus 275 anos de existência. A comemoração do Jubileu começará na próxima quinta-feira (23) e terá seu encerramento na segunda-feira (27), com a Missa da Misericórdia, celebrada pelo Pe. Nilton de Teresina. Pe. Tadeusz Semmerling e Grupos Paroquiais convidam toda a comunidade a se fazerem presente nesta grande festa.

No domingo (26), haverá o acolhimento do novo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, que fará sua primeira visita a paróquia de Nossa Senhora do Desterro.

A Freguesia de Nossa Senhora do Desterro foi desmembrada da de Santo Antônio do Surubim, hoje Campo Maior, no dia 27 de novembro de 1742, por provisão de Sua Excia. Revdma. Dom Frei Manoel da Cruz, Bispo de São Luís do Maranhão sendo a oitava Paróquia a ser criada no Piauí. Pela mesma provisão, foi nomeado Vigário da nova Freguesia, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos, o Pe. José Pereira Lopes, com a obrigação de construir a igreja paroquial com o auxílio do povo, o qual erigiu uma grande capela que, com algumas remodelações, passou a ser a atual igreja.

A imagem de Nossa Senhora do Desterro é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco, data do ano de 1684. E considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil.

Confira a programação completa do Jubileu dos 275 anos da Paroquia de Nossa Senhora do Desterro:

•23/11/2017 (QUINTA-FEIRA)

19h – Jubileu da Juventude!
(Convidamos todos os jovens para participar conosco).

•24/11/2017 (SEXTA-FEIRA)

19h – Jubileu da Reconciliação!
(Haverá confissões a partir das 17h, e logo após a celebração da Santa Missa em honra ao Coração de Jesus).

•25/11/2017 (SÁBADO)

19h – Jubileu da Família!
(Haverá casamentos comunitários, e para os casados haverá a renovação das promessas do matrimônio).

•26/11/2017 (DOMINGO) – JUBIBEL DOS 275 ANOS, NOSSA FÉ, NOSSA HISTORIA.

08h – Jubileu da Pessoa Idosa!
(Caso o idoso não possua transporte para a transladação até a Matriz, um responsável deverá ir até a secretaria paroquial colocar o nome do Idoso e o endereço, pois a Paróquia irá disponibilizará transporte).

10h – Jubileu das Crianças!
(Convidamos todas as crianças para participar conosco).

19h – Jubileu dos 275 anos!
(Acolheremos o nosso novo Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis, em sua primeira visita Paroquial, e Padres convidados às 17h em frente ao Posto São José, para seguirmos em procissão, juntamente com todos os padroeiros de nossas comunidades, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, onde será Celebrada a Santa Missa em comemoração a 275 anos de nossa Paróquia).

•27/11/2017 (SEGUNDA-FEIRA)

18.30h – Missa da Misericórdia!
(Celebrante Pe. Nilton, de Teresina PI).

Fonte: Pascom – Paroquia de Nossa Senhora do Desterro

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Explosão em indústria no Piauí deixa um homem morto e dois feridos

Uma explosão no setor de produção da usina de açúcar pertencente à empresa Comvap, do Grup…