Home Geral Jetsons Tatu

Jetsons Tatu

5 primeira leitura
0
1
118

Quem não se lembra do icônico desenho animado americano, criado por William Hanna e Joseph Barbera, dos anos 60, que introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade, com uma família que vivia no futuro, 2062, na época muito distante e tecnológico?

Quase na mesma época, no Brasil, Monteiro Lobato criava o que seria o ícone da figura do povo “da roça”, o Jeca Tatu, imortalizado por Mazzaropi.

Isso nos leva a refletir que, no passado, se pensava bastante na modernização das nossas vidas, enquanto o campo era deixado para trás, abandonado. Até parece que comeríamos comida de astronauta, instantânea e rápida (tudo se resumiu aos pratos congelados de micro-ondas e o danado do miojo). Mas, mesmo essas comidas rápidas iguais a coice de préa, têm sua fonte no campo.

Quis o destino e os estudiosos que o campo virasse um verdadeiro laboratório de inovações e a realidade de Hanna-Barbera chegasse a ele.

Quem, em sã consciência, imaginaria um trator ou uma colheitadeira controlada por GPS, onde o operador pudesse interpretar o George Jetson perfeitamente (os equipamentos fazem tudo praticamente sozinhos, assim como os carros do desenho). Crianças e adolescentes da roça podem ajudar na lida do campo com seus drones, imitando Judy e Elroy, e os patrões do agronegócio de hoje em dia, Deus me livre, se parecerem com o Mr. Spacely, com seus gritos de estourar os tímpanos, mas que conseguem acompanhar tudo de qualquer lugar do mundo.

Sistemas de irrigação automáticos, aplicações de agrotóxicos com eletrostática e tratamento de ervas daninhas com choques elétricos parecem coisa de antigamente diante do que se tem hoje, mas que deixariam o Jeca Tatu de queixo caído.

O campo não tem mais espaço para a ignorância que se cultuava no passado. Os tempos são outros e muita tecnologia está embarcada na banana de sua vitamina, no cuscuz do seu café da manhã e até no cafezinho.

O êxodo rural dá vaga ao sentido contrário. A tecnologia e a sobrecarga de trabalho na cidade estão trazendo divisas ao campo. Além do cultivo, o turismo também fazendo com que os filhos dos nativos do campo consigam se fixar com renda e dignidade.

A tecnologia alavanca, a passos largos, a produtividade e a qualidade do que chega à mesa, não somente com maquinário, mas também com cruzamentos que geram produtos capazes de produzirem mais, em menos tempo e nutricionalmente mais potentes.

Os dois cenários dos anos 60, dos Jetsons e do Jeca Tatu, ainda vão conviver por muito tempo, porém com um formato mais similar ao título, onde o Jeca não largará seu celular antes de conferir a lida programada para o dia e, quem sabe, programar alguma Rosie em casa.

O campo deixou de ser atrasado e está se tornando o futuro dos Jetsons, dia após dia…

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Explosão em indústria no Piauí deixa um homem morto e dois feridos

Uma explosão no setor de produção da usina de açúcar pertencente à empresa Comvap, do Grup…