Home Destaque Festival de Inverno de Pedro II é cancelado por causa da covid-19

Festival de Inverno de Pedro II é cancelado por causa da covid-19

6 primeira leitura
0
0
190

Em virtude da pandemia de Covid-19, visando a preservação da saúde pública e obedecendo a todas as normas e orientações vigentes no atual momento de calamidade, a Prefeitura de Pedro II, o Governo do Estado do Piauí e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizadores do Festival de Inverno de Pedro II, decidiram cancelar a realização da 17ª edição do evento, que seria realizado de 11 a 14 de junho deste ano.

O evento acontece, tradicionalmente, no feriado de Corpus Christi e atrai milhares de turistas e visitantes de todo o país. Considerado um dos maiores eventos culturais do Piauí e do Nordeste, o festival envolve música, artesanato, além de valorizar a culinária e turismo locais durante quatro dias. Ao longo de suas 16 edições, trouxe ao estado diversos artistas e bandas renomadas nacionalmente, como Paulo Ricardo, Adriana Calcanhoto, Erasmo Carlos, Skank, entre outras, bem como atrações regionais e internacionais.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, lamenta o cancelamento do evento, mas considera uma medida necessária em virtude do momento atual. “Infelizmente, sabemos que todas as áreas estão sendo afetadas pela pandemia, como a saúde, economia, cultura. Sabemos o quanto o Festival é querido pelos seus admiradores e o quanto é grande a expectativa por sua realização. Porém, na situação atual, quando não há previsão para o fim da crise, não temos garantias de segurança e nem condições de organizar um evento dessa magnitude. Me entristece profundamente a nossa decisão, que tomamos em comum acordo com nossos parceiros realizadores, Governo do Estado do Piauí e Sebrae, entretanto, não nos resta outra alternativa. Nós, pedrossegundenses, sabemos o quanto iremos perder, principalmente na geração de emprego e renda, além de propagar todas as riquezas de nossa cidade, como artesanato, culinária, turismo, nossa cultura e hospitalidade única. Será uma perda irreparável para o município”, destaca Alvimar Martins.

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, ressalta a importância do isolamento e das medidas preventivas contra a propagação da Covid-19 mesmo afetando diretamente o setor cultural. “O Festival de Inverno é um dos eventos de maior destaque no nosso Estado, movimentando todos os setores, inclusive a cultura. Temos orgulho do que temos feito em relação a esse evento nos últimos anos, por isso que infelizmente teremos que cancelar, mas entendemos que é uma medida efetiva de combate ao nosso maior inimigo, que é o coronavírus. Com isso, temos o cancelamento de eventos, o que impacta diretamente o setor cultural. Vamos nos unir, seguir as recomendações necessárias e curtir a arte por meio de plataformas a que temos acesso nesse momento como a internet. Tenho fé que, ano que vem, poderemos estar juntos fazendo o maior Festival de Inverno dos últimos tempos”, planeja.

Além do Festival de Inverno, todos eventos do Estado estão suspensos desde março. Para evitar um impacto maior para os artistas, a Secult lançou um edital de apresentações nas redes sociais em diversas linguagens como música, dança, teatro e contação de histórias. O Festival “Sossega o Facho em Casa” selecionou 160 projetos de artistas piauienses e irá remunerar todos que se apresentarão pela internet.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Harém Açucarado

Na cultura milenar árabe, o harém é o conjunto de quartos onde ficavam suas “esposas”. O m…