Home Destaque Especial Semana Santa: Quina do peixe!

Especial Semana Santa: Quina do peixe!

4 primeira leitura
0
0
140

A semana santa está chegando. Com ela o comércio de pescado e frutos do mar se aquece (mais que orelha da gente quando o povo fala por trás) com o aumento da procura e das vendas.

Com isso, o mesmo cuidado que o cidadão tem com a compra da carne bovina, de criação, suína e aves observando bem tantos detalhes (faltando apenas exigir a certidão de nascimento e cpf) tem que ter com o pescado.

Mas você sabia que existe um órgão estadual que faz esse trabalho por nós?! Não!? Também pudera, pois sua ação está muito pequena e em alguns casos inexistente, devido à falta de mão de obra, equipamento, estrutura e material.

Bem! Quem deveria estar garantindo a fiscalização aos criatórios e em feiras e mercados no estado, seu trânsito e o acesso seguro a pescados, sem muitas preocupações, é a ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí). Porém, não será pela sua incapacidade momentânea, logística e fiscal, que você irá comprar “gato por lebre” e por em risco a saúde de sua família. A seguir, você terá acesso a dicas valiosas para escolher um peixe “fresquim” para que sua semana santa não seja de rei ou rainha (no trono) e sim cheia de graça, além das que fiz.

Olho no olho

Escolha o peixe de olhos brilhantes, iguais aos do seu filho quando ganha o brinquedo que passou o ano chorando pra ter. Olhos opacos devem ser ignorados

Atenção nas brânquias

Levante aquela parte que divide a cabeça do corpo, Lá dentro estão as brânquias e elas devem estar bem avermelhadas. Agora se estiverem rosadas ou acinzentadas, recuse. Mas porque se chamam “brânquias” se são vermelhas?! Vôte!!!

Namore o bicho

Toque o peixinho antes de comprar. Nesse caso não tem assédio. Verifique se a carne está firme e não se solta em alguns pontos. Observe se tem nenhum inchaço na barriga, se sim, é desilusão na certa, acabe o relacionamento e parte pra outro.

Escamas unidas jamais serão vencidas

Passe o dedo nelas, se soltarem com facilidade o almoço vai ter clima de finados.

Perfume francês

Peixe tem cheiro de peixe, de maresia, qualquer cheiro diferente pode ser sinal de falta de conservação adequada e você deve partir para outro.

Paulo Melo

Engenheiro Agrônomo

Fiscal Estadual Agropecuário – ADAPI

Instagram: @segundoagro

Facebook: fb.me/segundoagrooficial

e-mail: segundoagrooficial@gmail.com

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Prefeitura de Castelo do Piauí realiza XI Conferência de Assistência Social

Com informações do Portal da Prefeitura de Castelo do Piauí Através da Secretaria Municipa…