Home Destaque Engenho da Cruz faz moagem artesanal durante o Canyon Fest Poti

Engenho da Cruz faz moagem artesanal durante o Canyon Fest Poti

1 primeira leitura
0
0
77

No último sábado (03), o Engenho da Cruz, localizado na PI 115 a 2 km da sede de Castelo do Piauí e de propriedade do Sr. Ivan Rodrigues e família, moeu cana-de-açúcar durante todo o dia para fabricação de rapadura e alfenim.

Uma das atividades econômicas mais antigas no nordeste brasileiro e que remonta ao Brasil colônia é a conhecida moagem da cana. Ela tem importância não apenas econômica, mas também cultural.

Ivan Rodrigues, afirma que “escolhi a data para agregar valor à programação cultural do Canyon Fest Poti, principal evento de Castelo e região”, conclui. O mesmo, também participou de praticamente todas as edições, desde a origem do evento.

O engenho foi montado pelo seu pai, Sr. Abdias Rodrigues, no ano de 1977. Desde o seu falecimento, há 12 anos, o engenho é tocado por Ivan, que conta com a ajuda da mãe e da família para não deixar a tradição cair no esquecimento.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Fiscalização encontra equipamentos com defeitos no Hospital de Campo Maior

Técnico do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) iniciaram, nesta quarta-feira (0…