Home Destaque China de olho @berto no Brasil!

China de olho @berto no Brasil!

5 primeira leitura
0
1
156

Nos últimos dias comprar carne de boi está beirando o absurdo, custando os olhos da cara. Sabe por quê? A China abriu o olho!

O país asiático está enfrentando uma grave crise na criação de porcos, sua principal fonte de proteína animal, perdendo cerca de 40% de toda sua criação devido a uma doença: a peste suína africana. Trata-se de uma doença muito mais perigosa e mortal que a peste suína clássica que vem afetando o nordeste brasileiro e causando prejuízos para criadores e comerciantes, com a paralização das atividades de comércio e transporte do animal vivo e suas aglomerações em feiras e eventos agropecuários. O Piauí, por exemplo, vem enfrentando esta doença há 9 meses, só conseguindo controlá-la recentemente.

Então, devido à alta do dólar, ao mercado globalizado e ao livre trânsito internacional da carne brasileira para a China e outros países, muitos frigoríficos estão aproveitando para faturar mais, afinal quem não quer vender e receber o pagamento em dólar, não é verdade?

É importante lembrar um conceito básico de economia: baixa oferta + alta demanda = preço elevado. Mesmo o Brasil sendo o maior exportador de carne bovina do mundo, não dá conta de abastecer a China, com seus quase 1.4 bilhão de habitantes, mais o mercado nacional e os demais países que importam nossa carne.

E qual a solução?

Muita gente está falando, e não teria como ser diferente, uma saída é mudar hábitos e substituir a carne bovina.

Durante as festas de fim de ano, por exemplo, é comum a preferência por aves, peixes e suínos. Apesar da oferta maior, muitas vezes não é suficiente e o tiro pode sair pela culatra, uma vez que que a procura tende a ser maior ainda este ano.

Partimos para criações de ovinos e caprinos, muito saborosos e de preços atrativos, mas devemos diversificar ao máximo as nossas escolhas e travar um pouco o consumo de carne bovina, esperando promoções pelo final da validade das carnes.

A tendência de alta deve permanecer por um bom tempo, pois a doença na China ainda está dando prejuízos e não se sabe quando haverá seu controle definitivo, bem como o tempo que levará para todo o plantel voltar ao tamanho original e equilibrar o mercado.

Também não dá para taxar a exportação, o que causaria um caos econômico/político.

Se ao menos pudéssemos comer tudo que é ching ling, a coisa equilibraria. Mas…

Resta-nos abrir (mais) os olhos para as promoções!

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Castelo do Piauí confirma mais 2 casos suspeitos de coronavírus, agora já são 4 suspeitos

O último boletim municipal divulgado no início da noite desta terça-feira, 24, pela Secret…