Home Destaque Ações da campanha “Janeiro Branco” são finalizadas em Castelo do Piauí

Ações da campanha “Janeiro Branco” são finalizadas em Castelo do Piauí

5 primeira leitura
0
0
993

Motivados pela campanha nacional Janeiro Branco, a Prefeitura de Castelo através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação desenvolveram durante todo o mês uma série de ações voltadas à Saúde Mental. Com palestras e intervenções realizadas pelos profissionais do CRAS I e II, NASF, CAPS, PSF, ACS e Educação.

O município foi destaque no Estado, pelas diversas atividades desenvolvidas durante a campanha. Foi desenvolvido um trabalho intersetorial e multidisciplinar com o objetivo de discutir as situações em que a saúde mental é comprometida, buscando promover o bem-estar integral do indivíduo e teve como tema ” Mais Informações, Menos Preconceito”.

Para a Coordenadora do NASF e CAPS, a psicóloga Enilda Alves, a campanha procura também desmistificar os tabus que envolvem a discussão sobre saúde mental.

“As pessoas têm resistência a procurar ajuda quando passam por problemas. Além disso, precisamos lembrar que as questões mentais também envolvem causas orgânicas internas, então não depende só do indivíduo o processo de melhora”.

O objetivo final da campanha foi fazer o mês de Janeiro um espaço para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em busca da Saúde Mental e da felicidade em suas vidas ao longo do ano.

No período da campanha foram desenvolvidas várias ações na cidade:

– CRAS I e II
– UBS
– NASF
– CAPS
– PSF
– Igrejas Católicas
– Igrejas Evangélicas
– Centro Espírita
– Ações culturais na Pedra do Castelo
– Rodas de conversa para conscientização
– Rádios
– Hospital Local Nilo Lima
– Portal da cidade

O encerramento aconteceu ontem (31), no portal da cidade, com a presença do Prefeito, Magno Soares, da Secretária de Educação, Socorro Azevedo, Secretária de Saúde, Leila Soares, Secretária de Assistência Social, Graça Silva, presidente do Conselho de Psicologia, Eduardo Moita, coordenadora do CAPS e NASF, Enilda Alves, Secretária de Governo, Nina Silva, Secretário de Finanças, Marcos Aurélio, e todos os profissionais das Secretarias que estiveram durante o mês de Janeiro realizando ações importantes para a qualidade de vida e em prol da saúde mental dos Castelenses.

SAÚDE MENTAL

A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade. Um dos maiores desafios para as políticas de saúde mental no Brasil hoje é o tratamento de depressão. De acordo com o site oficial da campanha, até 2020 estima-se que ela se torne a segunda maior causa de afastamentos laborais, perdendo apenas para doenças cardíacas.

Fonte: CCOM – Castelo do Piauí

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Castelo do Piauí confirma mais 2 casos suspeitos de coronavírus, agora já são 4 suspeitos

O último boletim municipal divulgado no início da noite desta terça-feira, 24, pela Secret…