Home Destaque A cachaça secou!

A cachaça secou!

3 primeira leitura
0
2
67

No Piauí temos uma marca de cachaça muito famosa, Mangueira, que muitos apreciam e ficam preocupados quando a garrafa seca.

Muitas vezes se consome à sombra de árvores frutíferas, como a de mesmo nome que a marca do destilado cristalino, retirando o tira gosto direto da fonte, na safra da fruta.

Hoje, porém, não iremos falar dessa pinga e nem dos perigos do seu consumo excessivo, e sim de uma doença que ataca o “pé de manga”, popularmente conhecida como Seca da Mangueira ou Mal-do-Recife.

É uma das mais graves doenças dessa planta, podendo atacar tanto na fase jovem quanto na adulta. Inicia-se através de um besouro chamado Hypocryphalus mangiferae (broca-da-mangueira), o qual ao se alimentar da árvore e deixar seu ovo na “ferida”, traz com ele um fungo, o Ceratocystis fimbriata, que vai “comendo” a mangueira por dentro, como se fosse um tira-gosto após uma lapada de cana.

A doença se caracteriza pela seca lenta dos galhos, consumindo a mesma até a seca total… Age silenciosamente, como um câncer.

Com o passar dos dias, a infecção vai tomando conta dos vasos dentro da planta, em direção ao tronco principal. Este, uma vez contaminado, determina o falecimento, igual ao que se dá pelo uso excessivo do aperitivo. Então, beba com moderação!

Mesmo com a existência de mangueiras resistentes ao fungo, o melhor a ser feito é “cortar o mal pela raiz”. Identificar os galhos secos, cortar o mais próximo possível do tronco principal e queimar a parte atacada no local mesmo. Assim, você quebra o ciclo da praga, impedindo que a larva que esteja dentro do galho vire adulto, se multiplique e infecte outros galhos ou mangueiras. Passe sempre algum produto protetivo à base de cobre no local do corte para prevenir o surgimento de outras doenças.

 

Feito isto, teremos garantido o “tira-gosto” natural, à sombra deliciosa que protege a roda de conversa e o sono dos justos ao fim da bebedeira “moderada”.

#segundoagro #cachaçamangueira #maldorecife #secadamangueira #hypocryphalusmangiferae #ceratocystisfimbriata #fungonamangueira #pragadamangueira

Imagens: Embrapa e arquivo pessoal

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Fiscalização encontra equipamentos com defeitos no Hospital de Campo Maior

Técnico do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) iniciaram, nesta quarta-feira (0…