Home Tecnologia Software da Google detecta câncer com mais precisão que médicos

Software da Google detecta câncer com mais precisão que médicos

2 primeira leitura
0
0
511

“É possível treinar um modelo que se compara ou excede a performance de um médico que não teve limite de tempo para examinar as mesmas imagens”


Google publicou um artigo científico no qual explica como tem conseguido identificar câncer através de inteligência artificial com mais precisão do que médicos experientes no campo da patologia. A empresa está utilizando uma versão do seu sistema de reconhecimento de imagem inteligente desenvolvido originalmente para o seu projeto de carros autônomos.

Uma versão “crua” ou intocada do mesmo sistema usado em carros foi treinada para identificar câncer em imagens de alta resolução do corpo de pacientes e, sem nenhum tipo de personalização, já conseguiu bons resultados. Contudo, uma personalização que fez o software analisar cada pixel de forma ampla e também com zoom reduzido melhorou bastante a performance da máquina.

“Depois de uma customização adicional, incluindo o treinamento das redes para examinar as imagens em magnificações diferentes, praticamente da mesma forma que um patologista trabalha, nós mostramos que é possível treinar um modelo que se compara ou excede a performance de um médico que não teve limite de tempo para examinar as mesmas imagens”, lê-se no artigo.

No momento, a inteligência artificial da empresa consegue identificar qualquer tipo de câncer em imagens digitais com 89% de precisão, quando médicos especialistas no assunto marcam uma média de precisão de 73% analisando o mesmo conteúdo sem nenhum tipo de tempo limite.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Tecnologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Prefeitura de Juazeiro do Piaui inicia obras de calçamento em Ruas do Centro da Cidade

O acesso das ruas Luis Visgueira e Tia Lula, ficará melhor.  É que as obras para a constru…