Home Destaque Prefeitura de Castelo do Piauí inicia programação do Projeto 18 de maio

Prefeitura de Castelo do Piauí inicia programação do Projeto 18 de maio

4 primeira leitura
0
0
71

Em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Castelo do Piauí e o controle social, em ação intersetorial das Secretarias Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, CMDCA e Conselho Tutelar realizaram na noite de quinta-feira (16), o lançamento do Projeto que este ano tem como tema “Castelo do Piauí, uma rede unida no combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes” e um debate sobre, “ A identificação de sinais de abuso sexual”, com a psicóloga Claudete Maria Pereira Ricardo, da casa de Zabelê.

Na oportunidade, a psicóloga destacou como detectar sinais de abuso e violência contra crianças e adolescentes nas escolas e em locais de primeiro acolhimento.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Ele funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.

As ações do 18 de maio em Castelo do Piauí se estendem até o final do mês, acontecendo de forma intersetorial, com atividades de mobilização e sensibilização que envolverão crianças, adolescentes, jovens, comunidades rurais, familiares de estudantes, gestantes e idosos, das redes de ensino, municipal, estadual, particular e SCFV da Assistência Social.

A grande atividade que está se articulando esse ano é com donos de bares, restaurantes, hotéis, motéis, boates e casas de eventos.

O projeto tem como principais parceiros o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, Governo do Estado, SASC-PI, SESAPI, Fundação Abrinq, Selo Unicef edição 2017-2020, NUCA- Núcleo de Cidadania de Adolescentes, CMAS, CEDCA, CONANDA e Governo Federal.

Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Guerra entre ciganos está declarada no Maranhão

Um vídeo divulgado nas redes sociais tem amedrontado e aterrorizado a população da pequena…