Home Tecnologia Por que o FBI recomendou usuários de internet do mundo todo a reiniciar o roteador

Por que o FBI recomendou usuários de internet do mundo todo a reiniciar o roteador

6 primeira leitura
0
0
442

O FBI, a polícia federal americana, alertou nesta semana que hackers estrangeiros haviam comprometido “centenas de milhares de roteadores de casas e escritórios” com o malware VNPFilter e recomendou que usuários em todo mundo reiniciassem seus aparelhos.

Malwares são softwares maliciosos programados para se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita. Segundo o FBI, esse programa específico é capaz de bloquear o tráfico da internet, coletar informações que passam pelos roteadores e deixar este inoperante.

“O FBI recomenda a qualquer proprietário de roteadores em escritórios pequenos e casas que reinicie seus aparelhos para interromper temporariamente um malware e ajudar com a possível identificação de dispositivos infectados”, disse a agência em um comunicado oficial e também na conta do Twitter.

https://twitter.com/FBI/status/1001807991757312000

Caso não seguissem a orientação, usuários corriam o risco de ter seus roteadores fora de operação e perder o acesso à internet, segundo o FBI.

Estima-se que pelo menos 500 mil roteadores foram afetados em 54 países, de acordo com o grupo Cisco Talos, especializado em segurança cibernética, que há meses investiga esse programa malicioso. A lista dos países afetados não foi revelada.

“Os dispositivos conhecidos afetados pelo VPNFilter são equipamentos de Linksys, MilkroTik, NETGEAR e TP-Lynk em escritórios pequenos e em casas. Nossa investigação continua”, detalhou a Cisco em um comunicado no dia 23 de maio.

A Cisco também recomendou aos usuários de internet que restabeleçam as configurações originais de fábrica de seus dispositivos e reiniciem seus roteadores.

Mas por que é necessário tomar essas medidas?

Potencialmente destrutivo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos atribuiu o ataque a um grupo conhecido como “Sofacy”, mas também é chamado de “apt28” ou “fancy bear”.

O Sofacy existe desde 2007 e, segundo um comunicado do Departamento de Estado americano, opera contra “governos, exércitos, organizações de segurança e outros grupos que lidam com inteligência”.

O jornal americano The New York Times diz que serviços de inteligência dos EUA e da Europa acreditam que o grupo “seja dirigido pela agência de inteligência militar da Rússia”, e que esteve por trás dos ataques ao Comitê Nacional do Partido Democrata antes das eleições presidenciais de 2016.

O FBI disse que o impacto desse malware é significativo. Ele é capaz de recolher informações que passam pelos roteadores e de torná-los inoperantes.

silhueta de um hacker: Segundo o Departamento de Segurança dos EUA, a principal suspeita pesa sobre grupo de hackers conhecido como Sofacy
© Getty Images Segundo o Departamento de Segurança dos EUA, a principal suspeita pesa sobre grupo de hackers conhecido como Sofacy

A Cisco advertiu que o malware tem “potencial de cortar o acesso à internet de centenas de milhares de vítimas em todo o mundo”.

A empresa divulgou as informações depois de detectar um aumento repentino no número de roteadores vulneráveis no início de maio, em especial na Ucrânia.

“Temos observado o VPNFilter, um malware potencialmente destrutivo que está afetando dispositivos ucranianos a um ritmo alarmante”, assinalou a Cisco. “A escala e a capacidade desta operação são preocupantes”, completou.

O código VPNFilter tem algumas semelhanças com o malware Black Energy, usando em ataques à rede elétrica na Ucrânia em dezembro de 2015.

Fonte: BBC – Brasil

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Tecnologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Prefeitura de Juazeiro do Piaui inicia obras de calçamento em Ruas do Centro da Cidade

O acesso das ruas Luis Visgueira e Tia Lula, ficará melhor.  É que as obras para a constru…