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Oportunidade de qualificação a distância no meio rural

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O Brasil, com sua extensão continental, vem sofrendo há tempos com problemas de educação, mesmo com a expansão das redes federais e estaduais de cursos superiores e técnicos, a qualificação profissional de extensão ou pós-graduação sempre foi empecilho para muitos fora das capitais e centros urbanos, pela falta de polos decentralizados, mas o futuro já se faz presente no Brasil com o ensino a distância no formato EaD das instituições públicas e privadas. A expansão da rede mundial de computadores no país, aliado a melhoria do sinal e a facilidade e relativo barateamento dos equipamentos de informática e smartphones contribuiu para o avanço das matrículas e formações nesse formato. A questão ainda pesa no abandono durante o curso e a qualidade de muitos, que necessitam de uma fiscalização mais efetiva e formas de fixar o aluno por todo o curso.

Observa-se ainda que a expansão dos institutos federais com seus cursos superiores e técnicos e dos centros de formação técnicas de muitos estados está proporcionando uma melhoria ao acesso a formação presencial a muitos que não podem se deslocar aos grandes centros. Com sua expansão vieram muitos cursos Ead, com corpo técnico qualificado e com as mesmas garantias de formação dos cursos presenciais. Muitos desses cursos contam com encontros presenciais periódicos e pré agendados, o que facilita a organização de quem mora distante.

Como exemplo no meio rural temos o SENAR (Serviço Nacional de aprendizagem Rural), que através de sua plataforma on-line http://ead.senar.org.br/ oferece diversos cursos de qualificação para quem é do meio rural ou trabalha com ele. Cursos EaD que facilitam a aquisição de conhecimento sem comprometer a lida na roça, com linguagem clara e material de qualidade. Mas destaco o curso de Técnico em Agronegócio, com carga horária 20% presencial, aos sábados, com tutoria a distância e presencial e realização de visitas ténicas que dão robustez a grade curricular, dividida em módulos semestrais que garantem um diploma técnico reconhecido no mercado em 2 anos, com corpo técnico e docente altamente qualificado, material e dinâmica que desfavorecem o êxodo do curso, qualificando e estimulando pessoas a tocarem suas terras, como também pessoas que desejam se inserir no mercado de trabalho nessa área de crescimento constante, o agrícola, responsável pelo bom desempenho da economia nacional a tempos.

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A tecnologia que hoje toma conta de nossas vidas tem contribuído para o salto desse tipo de educação, principalmente aos habitantes de zonas rurais e formação de colaboradores em centros comerciais e empresas rurais. A tecnologia tem possibilitado uma interação com conteúdo muito próxima da relação professor/aluno e aluno/aluno que ocorre na formação presencial geograficamente. A existência de ferramentas de realidade virtual tem possibilitado práticas a um custo muito mais baixo e com riscos praticamente zerados e com uma qualidade jamais imagináveis no principio da era da educação a distância

Um dos calos dos cursos EaD ainda é a desconfiança da população com a qualidade do ensino a distância, tanto no modo semi-presencial como nos sem contato presencial nenhum. Muito se deve a falta de conhecimento de ementa do curso, da tecnologia envolvida nas aulas e por questões culturais. Cultura essa que se traduz também em dificuldades de adaptação a essa forma de estudo mais livre, que se não envolvida em contextos que tragam responsabilidades individuais ou em grupo, com didáticas pouco atrativas e que não estimulam à procura na plataforma, deixando o aluno em um automático de sempre abrir uma pasta, assistir um vídeo e responder um questionário, vai se traduzindo em desistímulo, pois a tecnologia por si só não aguça a exploração do conteúdo, sendo essencial criatividade na criação da exposição do conteúdo. Fiscalizações nas instituições que fornecem tal facilidade de educação e uma ampla divulgação desse trabalho ajudará a dar mais credibilidade aos sistema e contribui para formação de conteúdo de qualidade e surgimento de ferramentas cada vez mais fixadoras do ensino destribuído.

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Definitivamente, o sistema de educação Ead é um sistema de constante crescimento e modernização que a cada dia se firma mais no cotidiano e que vem ganhando respaldo. Com a modernidade de sistemas de trabalho “home office”, vem a agregar cada dia mais valor a mão-de-obra com custos cada vez menores e com qualidade cada dia maior. Certo que muita coisa há de melhorar, principalmente a avaliação de fixação de conteúdo, a velha conhecida prova, que em muitos casos ainda persiste em ser presencial, vem atrapalhando em alguns momentos a formação de muitos, mais o tempo e o avanço tecnológico, bem como atualização de legislação devem corrigir isso.

Com isso, estamos num caminho sem volta, de fronteiras que já não existem mais, onde toda sociedade ganha, com otimização de tempo, recurso e material. Chegamos em uma era onde o estudo está cada dia mais confortável e menos cartesiano, contribuindo para um poder de assimilação de maior conteúdo em menor espaço de tempo com qualidade, interações muitas vezes mais dinâmicas que as presenciais e com trocas de experiências mundiais instantaneamente.

Paulo Roberto de Albuquerque Melo Segundo

Engº Agrônomo

Fiscal Estadual Agropecuário – ADAPI

paulo.albuquerque@adapi.pi.gov.br

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