Home Destaque Dia “D” do Esporte Inclusivo e Seguro é realizado em Castelo do Piauí

Dia “D” do Esporte Inclusivo e Seguro é realizado em Castelo do Piauí

5 primeira leitura
0
0
118

Acreditando que a prática esportiva supera barreiras e proporciona momentos de interação e muita disposição para todos, a Prefeitura de Castelo do Piauí, realizou nesta quarta-feira (19), através da NUCA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e com o apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde e do CMDCA, o Dia “D” do Esporte Seguro e Inclusivo nas Escolas.

A ação ocorreu em todas as escolas de todas as modalidades de ensino, a partir da Educação Infantil. Os alunos das escolas municipais, estaduais, privadas, que estudam na zona rural e urbana, foram contemplados com as atividades esportivas.

Essa é uma ação do Pró-Selo UNICEF, que foi coordenada pelos integrantes do NUCA de Castelo do Piauí, com o objetivo de proporcionar uma dia produtivo de atividades educativas e de inclusão esportiva.

Para a Secretária de Educação, Idala Moreira, o dia “D” do Esporte Seguro e Inclusivo é uma ação Pró-Selo UNICEF mobilizada pelo NUCA e apoiada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.
“O objetivo é estimular os alunos para saírem das arquibancadas e protagonizarem o esporte em nosso município. Agradeço o empenho de todos os professores, em especial, os de Educação Física”, destacou.

O prefeito Magno Soares destacou o trabalho da gestão municipal para garantir a realização do evento. “O evento proporcionou, simultaneamente, várias ações esportivas em todas as escolas. Desta forma, trazemos os alunos para serem protagonistas, praticando várias modalidades de esportes: futsal, futebol, vôlei, danças artísticas, e isso revitaliza e proporciona para nossas crianças, de forma segura e inclusiva, a prática do esporte nas escolas”, enfatizou.

O mobilizador de Adolescentes e Jovens do selo UNICEF (edição 2017-2020), Izanyo Pinheiro, destaca que promover o esporte seguro e inclusivo é o primeiro desafio proposto ao núcleo de cidadania de adolescentes NUCA.

“O evento faz parte da ação de mobilização com a gestão que o núcleo de cidadania de adolescentes precisa realizar. Com o intuito de trazer para o foco os adolescentes e jovens do município, para que saiam da condição de observadores para praticarem atividades físicas e esportivas de forma segura. A
ação foi abraçada por toda a rede de profissionais da educação física do município”, afirmou.

A inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas buscando desenvolvimento e assegurando direitos é uma ação que ocorre nacionalmente com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Segundo a organização, o jogo e o esporte seguro e inclusivo garantem os direitos de toda criança e adolescente, assegurados na Convenção sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de traçarem estratégias para garantir outros direitos e meios de inclusão e mobilização por uma infância e adolescência mais saudável, participativa e cidadã.

Fonte: http://castelodopiaui.pi.gov.br/

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Canyon Fest Poti em Castelo do Piauí já tem data marcada

A Organização do “Canyon Fest Poti”, através da Prefeitura de Castelo do Piauí, Secretaria…