Home Polícia Cadeia Pública de Altos será a unidade prisional mais moderna do Estado

Cadeia Pública de Altos será a unidade prisional mais moderna do Estado

4 primeira leitura
0
0
349

Com 70% de obras executadas, a estrutura da Cadeia Pública de Altos deverá ser entregue em junho deste ano. A previsão é do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que realizam a obra por meio de convênio entre Estado e União. A unidade prisional é uma grande aposta do Governo do Estado em modernização, segurança prisional e humanização, contando com estrutura de saúde e de tratamento de dependência química, além de módulo educacional.

Com uma área de 5,5 mil metros quadrados localizada ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a 20 km de Teresina, a cadeia tem capacidade para 603 detentos que serão distribuídos em três pavilhões. De acordo com levantamento da Caixa Econômica Federal, órgão financiador da obra, o andamento da execução é caracterizado como normal e a estrutura deverá ser concluída nos próximos meses.

Prevista desde 2008 e parada por motivos burocráticos, a obra foi retomada em 2016 e é uma grande promessa para o sistema penitenciário local. “Essa vai ser a maior unidade do sistema prisional do Piauí, a mais moderna e a mais segura. Representa o maior avanço em termo de número de vagas abertas em quatro anos de trabalho. É um compromisso do governador Wellington Dias em modernizar esse segmento da área segurança pública e nós estamos muito felizes em contribuir com este avanço”, afirmou o secretário da Justiça, Daniel Oliveira.

Para a engenheira do Departamento de Engenharia da Sejus, Socorro Seabra, o grande diferencial da cadeia pública são os módulos isolados para os agentes penitenciários. “Neles, os profissionais poderão fazer a vistoria e o controle de abertura e fechamento de celas, por exemplo, em passarelas cobertas destacadas acima dos pavilhões, evitando o contato direto com os presos”, destacou a profissional. A unidade conta ainda com alojamento para a guarda externa, estacionamento, guarita, torre de controle e reservatório elevado.

Ainda de acordo com a engenharia, toda a unidade terá monitoramento por câmeras eletrônicas. A estrutura do muro principal da cadeia, feito em concreto, atende às novas diretrizes da arquitetura penal.

Fonte: Portal Fala Piauí

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Polícia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Em Salvador, Roger Waters faz homenagem a capoeirista assassinado

São Paulo- Depois de manifestações contra o fascismo nos shows em São Paulo, o ex-Pink Flo…