Home Geral Avanço: Município de Juazeiro do Piaui inicia a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico; Confira uma entrevista com Zenon Soares

Avanço: Município de Juazeiro do Piaui inicia a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico; Confira uma entrevista com Zenon Soares

4 primeira leitura
0
0
125

Aconteceu na última terça feira, dia 18 de dezembro, na sala de reunião, na sede da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Piaui,  a primeira oficina de capacitação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Juazeiro do Piaui. O município de Juazeiro do Piaui, foi um dos 100 municípios piauienses a serem contemplados por meio da FUNASA com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O projeto tem base a formação de elementos da pedagogia da alternância e do ensino continuado, acreditando ser possível construir conhecimentos técnico para o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) e sua implementação ao longo prazo. No município a formação foi conduzida pelo Técnico em Saneamento Zenon Soares, com apoio também da Técnica em Saneamento, Gisele Serafim, que fazem parte da Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), além do representante da Secretaria das Cidades, Renan Teles.

Zenon Soares, falou que Juazeiro do Piaui foi um dos 100 municípios do Estado do Piauí contemplado, pela FUNASA, com o apoio técnico para a elaboração do Plano, que será construído obedecendo a um cronograma de 06 (seis) meses. O projeto objetiva dotar os municípios com instrumento de planejamento: planos municipais de saneamento básico e de lei municipal que implementa a política municipal de saneamento; Possibilitar o atendimento a legislação específica de saneamento e de gestão integrada de resíduos.

Durante a execução do cronograma serão realizadas ações de apoio e sensibilização do município, formação dos comitês (Já criado pelo município), oficinas (sensibilização, plano de mobilização e sistema de informação), diagnóstico dos sistemas de saneamento, levantamento de campo (zona rural e urbana), prognóstico e programas: projetos/ações para o saneamento municipal, evento com a população para apresentação e discussão do prognóstico, conferência final para discussão e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Neste primeiro momento de apresentação, somente os membros dos comitês (15 pessoas) participaram da oficina, em um outro momento haverá uma chamada pública para população em geral. Participaram do encontro as secretárias, Edileusa Gomes (Administração), Erlanne Mendes (Assistência Social), Genilson Mota (Infraestrutura), Ana Karoline (Cras), Rossana Aranha (Cras), Valtim (Coordenador Infraestrutura), Thalliana (Administração), Alexandre Matos, Ana Rocha, Miquelene Mota e outros.

Entrevista com Zenon Soares

Fonte: Ascom/PMJP

Renan Teles, Gisele Serafim e Zenon Soares

 

 

 

 

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Operação tapa buracos é iniciada na PI-115 entre Campo Maior e Castelo do Piauí

Após uma série de denuncias e reivindicações da população, o governo do estado iniciou na …